Banho frio
O banho frio quando é feito não se deve ficar por muito tempo na água, pois poderá afetar algo em seu organismo. O ideal é que fique aproximadamente um minuto, a cerca de 20°. É pouquíssimo tempo, porém o suficiente para:- Ativar a circulação;
- Melhorar as dores que se tem físicas;
- O tono muscular é aumentado;
- Elasticidade da pele é melhorado com este banho;
- É estimulante para o sistema respiratório e também metabolismo.
Vale lembrar que antes de entrar para este banho o corpo deve estar um pouco aquecido.
Banho morno
Outra opção de banho é o morno. Ele também tem uma curta duração, porém pode se ficar mais minutos dentro da água, justamente para relaxar mesmo, cerca de quinze minutos. Isso tudo causará:
- Incentiva o sistema respiratório e o metabolismo, porém menos do que no banho frio;
- A irritabilidade e fadiga é diminuída rapidamente;
- Acalma as suas dores musculares;
- As glândulas sudoríparas são estimuladas.
Não há precauções para este tipo de banho. E caso deseje ficar mais tempo poderá sem problemas, mas não abuse muita água poderá fazer mal para a sua saúde.
Banho Quente
Água muito quente prejudica a pele. Nos dias mais frios, além da temperatura da água ser mais elevada, tendemos a ficar mais tempo embaixo do chuveiro. O problema é que esses banhos — apesar de deliciosos — ressecam a pele, que já sofre com o vento e a baixa temperatura.
O banho muito quente e prolongado retira o manto hidrolipídico, a camada natural de proteção da pele feita de água e gordura, especialmente quando combinado ao uso de bucha e sabonete comum.
O ideal é que a água seja sempre morna, que o banho não ultrapasse 20 minutos e que se use sabonetes neutros e hidratantes.
Mas se você não abre mão do banho quente e sua pele resseca muito, experimente os conhecidos óleos para banho no corpo antes de entrar no chuveiro. Eles podem ser aplicados na pele momentos antes da chuveirada, e o excesso será retirado no banho. Após o banho, restará uma película lubrificante, com leve brilho, que permanecerá protegendo sua pele. Procure os que combinam óleos de amêndoa, avelã, macadâmia ou semente de uva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.