sábado, 12 de janeiro de 2013

Projetando com o Tijolo Ecológico: 

Ao fazer um projeto de uma obra com tijolo ecológico, a primeira coisa a entender é que a planta deve ser modular, ou seja, todas as medidas devem ser múltiplos do tamanho do módulo – que é o meio-tijolo. Este módulo mede 15 x 15 cm.











O projetista inicia seu trabalho desenhando uma malha quadriculada (que no computador costuma se chamar grid). Cada quadrado representa meio-tijolo. Então desenha as paredes preenchendo os quadrados. Pode-se usar também o papel quadriculado para isso.

A importância da modulação é que permite - na obra - fechar as paredes de um cômodo sem precisar quebrar nem um só tijolo e nem fazer emendas. O último tijolo vai encaixar perfeitamente no primeiro, como num jogo de “Lego”. A seguir vemos parte de uma planta onde se observa que todas as medidas são múltiplos de 15 centímetros (0,15 m).

Mesmo que seu projeto já esteja feito, é muito fácil adaptá-lo para a modulação, bastando “empurrar” e “puxar” as paredes por alguns centímetros para encaixá-las na malha da modulação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.